19.10.06

“Se és que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso”. 1 Pe 2.3

Será que você já experimentou a bondade de Deus? Digo, você já experimentou verdadeiramente a bondade Dele?
De uma maneira geral nós cremos que Deus pode tudo, sabemos das suas maravilhas e conhecemos a manifestação do seu poder através de Jesus, mas será que conhecemos que muito mais do que poder, o Senhor tem misericórdia?
No meio cristão há convicção de que o Senhor é soberano, de que ele pode fazer tudo e qualquer coisa, mas pouco é conhecido a respeito de que Ele quer fazer. Outro dia li em um livro a seguinte observação: “Quanta fé é necessária para dizer: O Senhor pode? – O diabo sabe que Deus pode e sabe que Deus quer, mas ele ocultou das pessoas o conhecimento desse último fato. Satanás deseja que exaltemos o poder de Deus porque sabe que isso não é suficiente para fé; mas ele sabe que a compaixão de Deus e o seu desejo são. A fé que toma posse não é aquela que crê que Deus pode, mas sim que Deus quer” (1).
É tão importante para Deus que nós saibamos da sua compaixão por nós, que isso ficou registrado nas Escrituras. Em Mateus 8:1-4, podemos ver como o leproso perguntar a Jesus se ele queria curá-lo: “E descendo ele do monte, seguiu-o uma grande multidão. E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes me tornar limpo. E Jesus, estendendo a mão, tocou-o dizendo: quero: sê limpo. E logo ficou purificado da lepra”.
Note que o leproso sabia que Jesus podia curá-lo, mas não sabia se Jesus queria. A resposta que o Senhor dá é tão enfática, curta e direta, que não dá margem a discussão. Quero!
Quero curá-lo, pois “eu vim para que tenham vida e vida em abundância”. – João 10.10
Quero curá-lo, pois “tirarei a doença do meio de vocês e farei completar-se o tempo de duração da vida de vocês” – Êxodo 23.25:26
Quero curá-lo, pois sou eu quem “perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças” – Salmo 103.3.
Quero curá-lo, pois eu “tenho prazer na misericórdia” – Miquéias 7.18.
O Senhor quer fazer por você, simplesmente porque Ele é bom! Ele tem prazer em ser misericordioso, Ele se alegra quando faz o bem, Ele te ama e quer que “nos levantemos à Sua semelhança divina, na força da Sua ressurreição, no poder do Espírito, para andarmos na fé e compreendermos Sua palavra” (2).
No salmo 136, Deus revela como é a misericórdia Dele em 26 versos. Tudo que Ele fez, o mundo, os homens e as maravilhas, não foi porque podia fazer, mas porque é misericordioso e queria fazer. “ao único que faz grandes maravilhas, porque a sua misericórdia dura para sempre” – salmo 136.4.
Por isso que a indagação de Pedro nos leva a refletir a respeito da consciência que temos da bondade de Deus.
Tudo fez Deus perfeito, bom e agradável. Jesus disse: “Bem aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia” – Mateus 5.7. Devemos começar a crer no coração de que toda bondade de Deus está registrada em sua palavra e que onde há uma promessa, há a vontade de Deus agir, mas a vitória só será possível quando dissermos: “o Senhor é gracioso ao invés de o Senhor pode” (2).
“O Senhor é gracioso e cheio de compaixão; tardio em irar-se, e de grande misericórdia. O Senhor é bom para todos, e suas ternas misericórdias são sobre todas as suas obras”. – Salmo 145.8:9.

(1) Cristo Aquele que Cura – F.F Bosworth
(2) A Unção do Espírito – Smith Wigglesworth