22.6.07

Melhor é confiar no Senhor

Quem quiser viver uma vida de fé deverá aprender a caminhar confiando no Senhor. Quanto mais nos aproximarmos Dele, mais perceberemos que precisaremos confiar a respeito de tudo. Não falo apenas confiar na realização de grandes promessas, mas falo das coisas simples que achamos estar no controle. Enquanto dormimos, ao nos levantarmos, ao nos arrumarmos para ir ao trabalho, ao abastecer o carro, ao fazer compras no mercado, ao almoçar, ao fazer ginástica e em toda nossa vida diária, o Senhor precisa estar no centro das nossas vidas. Se Ele é Senhor, se Ele realmente está sentado no trono do seu coração, então, tudo o que você faz deve ter Cristo como fim.

Em Apocalipse 1.8, Jesus nos diz: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso”. O Senhor é o começo e o fim de tudo, por causa Dele é que tudo existe e tudo existe para Ele. E não poderia ser diferente com a nossa vida.
No Salmo 150.6 vemos: “Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor”. Enquanto houver vida em você nessa terra, faça tudo para louvar e engrandecer ao Senhor. Abasteça o seu carro e esteja disposto a usar todo o combustível para fazer a vontade do Espírito Santo. Faça compras no mercado e esteja disposto e oferecer todas as compras se assim o Senhor lhe pedir. Faça ginástica, mas esteja disposto a orar pela funcionária da limpeza se sentir no coração o Espírito lhe movendo a isso. Faça da sua vida um sacrifício vivo e agradável ao Senhor.


Jesus falou em Mateus 9.13: “Misericórdia quero, e não sacrifício”. Ele quer que estejamos com o coração disposto a confiar Nele; e confiar significa entregar totalmente a nossa vontade, é fazer morrer o eu para que nasça o Senhor. É preciso nos diminuirmos para que o Senhor cresça.
Jesus disse em Marcos 8.34:35: “E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará”. Perder a vida não é apenas morrer pelo evangelho, mas, também, fazer morrer a nossa independência e confiar totalmente na vontade do Senhor, por mais que achemos que Ele está errado. Muitas vezes a nossa carne irá confrontar a vontade do Espírito, nossa mente imediatamente irá achar uma desculpa para justificar que não é bem assim que Deus falou e o diabo aproveitará para jogar culpa e condenação nesse momento. Porém, se estivermos sensíveis ao que o Espírito Santo estiver nos dizendo, então, devemos dar esse passo de fé. Confiar no Senhor e chamá-lo de Senhor é honrá-lo com a nossa obediência mesmo quando isso não faça sentido nenhum; é confiar que Ele está no controle e que Ele nos levará pelo deserto muitas vezes para sermos refinados, provados, experimentados, mas, no fim, chegaremos em Canaã, chegaremos a nossa terra prometida.

Em toda Bíblia o que mais lemos é a respeito de perseverança e de se confiar no Senhor. “Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor”, Jeremias 17.5. “Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus. Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé”, Salmo 20.7:8. Enquanto formos como crianças, dispostos a obedecer e entregar-se totalmente simplesmente porque entendemos que nosso Pai jamais faria algo ruim para nós, então, verdadeiramente podemos nos considerar benditos entre os homens.
“Os que confiam no Senhor serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre”. Salmo 125.1