10.9.07

Quando não há nada que sustente a nossa fé

Habacuque bem pode dizer a respeito da frase acima. Em seu livro, inspirado pelo Espírito Santo, ele escreveu sobre um momento onde tudo a nossa volta parece minar a nossa fé. A realidade se apresenta cada vez mais terrível e nada parece indicar que as promessas do Senhor se cumprirão; muito pelo contrário, parece que elas nunca serão realidade e passamos a duvidar de que algum dia essa esperança aqueceu nosso coração.
"Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado. Todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação" (Habacuque 3.17:18).
Habacuque vivia em uma época quando todo o seu sustento era proveniente da agricultura e pecuária. Se não tivesse o que colher ou o que sacrificar, as pessoas morriam de fome. E Habacuque olha ao seu redor e declara que ainda que tudo dê errado, ele continuará crendo até o fim.
Parafraseando, seria o equivalente a dizer: Ainda que eu seja demitida do trabalho, ainda que meus familiares parem de falar comigo e me abandonem, ainda que eu tire meu extrato no banco e não haja um real para comprar o pão, ainda que o resultado daquele exame dê algo maligno e ainda que as trevas queiram me convencer que fui abandonada por Deus, TODAVIA, eu me recuso a aceitar isso e vou passar a louvar e me alegrar no Senhor.
Sei que isso parece loucura, mas na verdade isso é fé. É crer contra a esperança, é crer contra o que vemos.
Em Romanos lemos a respeito de Abraão: “O qual, em esperança, creu contra a esperança, para que se tornasse pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência; e sem se enfraquecer na fé, considerou o seu próprio corpo já amortecido (pois tinha quase cem anos), e o amortecimento do ventre de Sara; contudo, ã vista da promessa de Deus, não vacilou por incredulidade, antes foi fortalecido na fé, dando glória a Deus, e estando certíssimo de que o que Deus tinha prometido, também era poderoso para o fazer” (Romanos 4.18:21).
Para não enfraquecer na fé, embora visse a sua idade e o amortecimento do ventre da sua mulher, Abraão precisava dar glórias a Deus todo tempo, só assim ele era fortalecido.
O diabo, por certo, vinha visitá-lo tentando convencê-lo de que Deus tinha se enganado e de que era impossível ele ser pai naquela idade. E para vencer a dúvida de satanás, Abraão precisava se alegrar em Deus, dar glórias a Ele, para, dessa maneira, manter seu coração convicto de que Deus era poderoso para fazer o que prometera.
Comece a dar glórias a Deus agora mesmo. Ainda que no início as lágrimas teimem em correr e nada pareça mudar, persista. Continue a crer que o futuro será e muito melhor do que o passado. “Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam”. (1 Coríntios 2.9).