10.10.07

Qui n'aime pas n'a pas connu Dieu, car Dieu est amour – 1 Jean 4.8

Deus é amor. Aquele que não ama, não conhece a Deus, porque Deus é Amor.
É uma sentença forte e decisiva, e está na Bíblia. Se você abrir e meditar em 1 João 4.8, irá encontrar esse versículo. João está falando à igreja, o corpo de Cristo, que devemos andar em Amor uns com os outros, pois só dessa maneira seremos nascidos de Deus e conhecemos a Deus. Existem muitas pessoas que já passaram pelo batismo nas águas, mas não nasceram de novo, porque não amam uns aos outros. Na primeira oportunidade que têm começam a falar mal dos irmãos da denominação X, acusam outros de não conhecerem a Palavra ou plantam contendas dentro da igreja. Isso é tão sério que o próprio Jesus nos alertou quanto a esse comportamento. No evangelho de João 13.34:35, Jesus diz: “Novo mandamento vos dou: que ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos amei uns aos outros. Nisto conhecerão que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns com os outros”.


A maneira de sermos reconhecidos como discípulos de Jesus é se amarmos uns aos outros. Não importa se termos fé para abalar montes e fazer murro cair, sem amor, nada seremos. Não é a toa que existe um capítulo inteiro na Bíblia falando sobre a perda de tempo de se ter uma vida cheia de milagres, mas sem amor. É o amor que move a ação do Espírito Santo, porque o Amor é Deus. Deus é Amor. Amor não é algo ou um sentimento que Ele tenha, é algo que Ele é! Ele é Amor!

Jesus é a manifestação desse Amor em carne, no mundo dos homens.

Nós não seremos reconhecidos como discípulos de Jesus porque oramos mais de uma hora por dia em línguas estranhas, ou porque vemos pessoas sendo curadas de câncer e outras doenças pela palavra da fé, ou ainda porque lemos a Bíblia todos os dias. “E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará” (1 Coríntios 13. 3). Nós seremos reconhecidos como discípulos de Jesus e realmente conheceremos a Deus se amarmos uns aos outros.

O mundo foi feito por Amor. Os homens foram feitos por Amor. O mundo foi feito por Deus. Os homens foram feitos por Deus, porque Deus é Amor e o Amor é Deus. O sacrifício de Jesus foi feito por Amor. O sacrifício de Jesus foi feito por Deus que saiu de onde estava, esvaziando-se de toda a sua glória, e veio dar a sua vida em resgate de muitos (Filipenses 2.7:8).
Se quisermos ser reconhecidos como discípulos, precisamos amar uns aos outros. Jesus amou aqueles que o prenderam na cruz, Jesus amou a mim e a você antes de sermos nascidos de novo e ele continua amando mesmo quando falhamos com ele. Jesus também ama todos aqueles que não são dele e que falam mal dele. Ele amou os guardas que repartiram as suas vestes, ele amou ao bandido que morreu ao seu lado, ele amou a mulher adúltera, ele amou seus discípulos que o abandonaram, ele amou todos que pela justiça dos homens não mereciam ser amados. Porque a Graça e o Favor de Deus nada tem a ver com merecimento, mas com Amor. Ele ama a todos incondicionalmente; ele aguarda e espera por todos, porque ele é paciente.

Corpo de Cristo, vamos crescer em Amor, pois esse é o desejo do Senhor, que sejamos um como Ele é um.
“A fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste” (João 17.21).