30.11.07

ATÉ

Deus cumpre todas as suas promessas. Se Ele disse em sua palavra que faria alguma coisa, isso se cumprirá porque nosso Deus é fiel; “Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa” (Números 23.19).

Porém, existe um período de espera do cumprimento das promessas de Deus e é justamente nesse período que somos desafiados a perseverar, apesar do cansaço. O diabo vai fazer de tudo para nos sobrecarregar com aflições, mentiras e ansiedades, tentando nos convencer que dessa vez, Deus não vai cumprir o que prometeu. Nesses dias difíceis, quando até as palavras nos faltarem, pelo menos uma tem que estar cravada em nossos corações: SEMPRE!
Deus SEMPRE cumpre todas as suas promessas!

“Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, SEMPRE nos conduz em triunfo” (2 Coríntios 2.14).
Mas, antes do SEMPRE de Deus, existe o ATÉ de Deus. ATÉ que tudo se cumpra. Não que o poder de Deus, precise de um tempo para funcionar. Ele é capaz de fazer qualquer coisa a qualquer momento. Nós é que precisamos de um tempo para crer o suficiente para receber o que o Pai tem para nos dar.
“E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, ATÉ que haja cumprido o que te tenho falado” (Gênesis 28.15).
Segundo o dicionário Aulete, até é uma preposição que indica: a distância limite (no espaço) a que se chega ou se quer ou se pode chegar e também designa um tempo limite em que alguma coisa ou evento termina ou deve terminar.

Quanto mais tempo você tiver com Deus, mas você precisará crer que antes do SEMPRE existe um ATÉ para receber qualquer coisa do Pai. “O justo viverá pela fé” (Gálatas 3.11) e a nossa fé é ascendente, SEMPRE.

Não importa quanto tempo você já vem crendo por alguma coisa, continue crendo ATÉ que a promessa se cumpra.

“Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma” (Hebreus 10.35:39).
Devemos insistir até o fim e o fim é o cumprimento da promessa. Parar no meio do caminho e cruzar os braços equivale a não ter crido em Deus por todo caminho.

Jesus disse:

“mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo” (Marcos 13.13)
Salvo, além da salvação, carrega a certeza de que quem perseverar até o fim será: curado, verá suas contas pagas, se alegrará com seu novo emprego, carro, apartamento, assistirá a salvação dos seus familiares e contemplará a glória do Senhor em cada uma dessas obras.
Resista ao cansaço, à fadiga, corra para o descanso de Deus e continue crendo...até...

“Para lhe dares descanso dos dias maus, até que se abra a cova para o ímpio” (Salmos 94.13).

“Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades” (Salmos 57.1).

14.11.07

Entrar no Descanso

“Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, Não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto. Onde vossos pais me tentaram, me provaram, E viram por quarenta anos as minhas obras. Por isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus caminhos. Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso” (Hebreus 3.7:11).

Deus se ira.

Deus se irou com o seu povo no deserto porque Ele foi tentado por eles. O Espírito Santo alerta na passagem de Hebreus que devemos ter cuidado em não ter o mesmo comportamento desse povo. E o pior é que muitas vezes caímos nesse mesmo erro e acabamos tentando a Deus.
“Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência” (Tiago 1.13:14).

Deus não nos tenta, mas Ele vai nos testar. E só entraremos em seu descanso, se passarmos no teste. Canaã representava o descanso de Deus para seu povo. Um povo que buscou a Deus, que foi tirado do poder do Egito e das mãos do Faraó, que foi levado ao deserto para ser testado para enfim, receber o descanso merecido de Deus, em Canaã.

“E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não. E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem” (Deuteronômio 8.2:3).

O caminho para Canaã passa por um deserto. O caminho para o descanso de Deus passa por um deserto. A diferença está em quanto tempo você ficará no deserto até chegar à Terra Prometida. Deus não promoverá você enquanto você não passar no teste; não é porque você errou a resposta nove vezes que você vai passar porque repetir seria fazer pela décima vez a mesma coisa. Para passar no teste de Deus só há uma resposta, só há um caminho, ou você acerta e segue, ou você erra e fica no deserto até aprendê-la.

Em Deuteronômio acima, vemos que Deus precisava saber se o seu povo guardaria os seus mandamentos e não há melhor lugar do que o deserto para que a dependência e obediência a Deus cresçam. O povo tinha recebido ordens de Deus para que não guardassem o maná, mas eles guardaram. Testaram a Deus. A comida ficou podre e cheia de vermes. Eles perderam nesse teste. Agora, tente se imaginar no deserto, onde não há lojas, fast-food, restaurantes ou serviço de delivery por perto. Deus providenciou o do dia, mas você não sabe como será o dia de amanhã. Acredito que você consegue visualizar-se fazendo a mesma coisa. O comportamento daquele povo soa bem atual, não é verdade?

Porém, a única coisa que devemos nos firmar é a palavra de Deus, que disse que lhe levaria a um lugar de descanso. Os hebreus ficaram com medo de não haver maná no dia seguinte e guardaram um pouco, desobedecendo assim, a Deus. Por isso, falharam, não andaram por fé.
Em todos os testes de Deus, só existe uma resposta e ela se chama fé.
“Porque o justo viverá da fé” (Gálatas 3.11).

Jesus, assim que saiu das águas do Rio Jordão, no seu batismo, foi levado ao deserto pelo Espírito para ser tentado pelo diabo. “Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo” (Mateus 4.1). Jesus passou pelo deserto em 40 dias, porque ele sabia quais eram as respostas certas: “Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mateus 4.4). “Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus” (Mateus 4.7). “Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás (Mateus 4.10).

E uma vez que Jesus saiu do deserto aprovado, ele entrou no descanso de Deus. Durante todo o seu ministério podemos vê-lo agindo de acordo com a vontade do Pai. Até mesmo nos momentos mais difíceis.

A Palavra de Deus é a resposta certa, ela deve estar em nossa boca para que possamos marcar as alternativas certas na hora do teste e o mais importante é que nós temos o Espírito Santo para nos ajudar. É praticamente uma prova com consulta e com assistência total do professor que fez a prova.

“E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes? E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade” (Hebreus 3.18:19).
Há um descanso para o povo de Deus.

9.11.07

ANDAR EM FÉ É ANDAR EM ESPERANÇA

Normalmente cremos que se alguém anda em fé, não pode andar em esperança. A questão, na verdade, é como a palavra esperança tem sido mal interpretada. Se alguém diz: “Eu espero que essa promessa se cumpra”, o que na verdade ela está dizendo é: “Eu desejo que isso se cumpra, mas não sei se acontecerá ou não”. Essa pessoa, por tanto, não está andando nem em fé, nem em esperança, ela está andando em dúvida.

De acordo com o Dicionário Aulete, Esperança é:
“Expectativa otimista da realização daquilo que se almeja ou aquilo ou aquele em que(m) se deposita uma expectativa”.


Esperança é Expectativa.

A nossa Salvação está baseada na Esperança: “Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará?” (Romanos 8.24). A própria Palavra nos diz também em Romanos que: “Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus” (Rm 5.2).

Deus quer que andemos em Esperança porque ela é a expectativa daquilo que cremos que nos acontecerá: “E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança” (2 Tessalonicenses 2:16). Deus nos deu a boa esperança, Ele nos deu a boa expectativa. Uma mulher grávida ainda não tem um bebê para alimentar, para botar para dormir, para ninar, mas em uma questão de tempo, ele nascerá. Enquanto isso, ela fica na expectativa do nascimento.

E como podemos saber que as promessas de Deus acontecerão? Como podemos andar com a mesma expectativa da mulher grávida?
Podemos, a partir do momento que Deus disse que faria. Disse onde? Em sua palavra. Se Ele disse que fará da estéril uma mulher de filhos, que fará prosperar os seus celeiros, que restaurará a sua sorte, que salvará a sua família, que lhe livrará de todo o mal, então, Ele cumprirá, porque Ele é fiel e não mente.


É incrível como acreditamos mais nas promessas dos homens do que nas promessas de Deus. Se ligamos para um Call Center e compramos um produto por telefone, nós imediatamente acreditamos que o nosso produto chegará em dois dias, porque a atendente disse que chegaria. Mas, quando se trata das promessas de Deus, ficamos em dúvida e paramos de andar em expectativa, em esperança.

Se Deus disse em sua palavra que mudaria a sua sorte, comece a esperar por isso. Comece a esperar que a qualquer momento aquilo que tanto você espera, poderá acontecer.
“Por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho” (Colossenses 1:5).


Se oro a Deus para que Ele salve alguém da minha família, eu devo permanecer firme nessa expectativa. Quando alguém me perguntar: “E aí, fulano já se converteu?”, eu posso dizer com convicção: “Ainda não, mas a qualquer momento isso vai acontecer”. Dizer que algo ainda não aconteceu não é negar a sua fé com as suas palavras, mas é confirmar que em breve Deus mandará o presente que Ele falou que mandaria. Você ainda não o tem consigo, mas a bênção está chegando. Continue na expectativa. Continue na esperança. Continue firme na fé.
“Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória” (Colossenses 1:27).