23.9.09

A sogra de Pedro



Continuando o estudo de Meire sobre as curas de Cristo...

“Tendo Jesus chegado à casa de Pedro, viu a sogra deste acamada e ardendo em febre. Mas Jesus tomou-a pela mão, e a febre a deixou. Ela se levantou e passou a servi-lo” (Mateus 8:14,15).

v.14 – A doença da sogra de Pedro talvez tenha sido a primeira coisa que despertou a atenção de Jesus ao entrar na casa. Acamada e ardendo em febre, ela não poderia participar do evento mais importante que já houve na casa de Pedro: a visita do Messias.

Seria possível o Messias visitar a casa de alguém sem observar e suprir as necessidades do lugar? Jesus vê as necessidades da nossa casa ao entrar nela. Assim como a necessidade na casa de Pedro foi suprida quando Jesus entrou nela, o mesmo acontece conosco. Qual a necessidade da nossa casa? Salvação (Zaqueu) Jesus jamais entraria na nossa casa sem cumprir as necessidades dela.

Lucas 4:39 diz que Jesus repreendeu a febre. Podemos repreender coisas inanimadas? Foi o que Jesus fez com essa febre, da mesma forma que falou com a figueira. Elas podem ouvir-nos? Jesus deu a entender que tudo no universo ouve e obedece à Sua voz, tudo o que existe, corpóreo ou incorpóreo. Penso que Ele se dirigiu à força por trás daquela febre, que deixou a mulher assim que a ordem foi dada.

v.15 – A doença da sogra de Pedro tinha uma finalidade mais grave do que parecia: impedir-lhe de servir a Jesus. O diabo sempre tentará atacar a nossa saúde de tal forma que nos impeça de servir a Cristo. Uma pessoa enferma não é livre para cumprir o chamado de Jesus. Jesus manifestou, nessa passagem, o desejo de restaurar a saúde das pessoas para que possam servi-lo desimpedidamente.

Não devemos nos conformar com as doenças em nossos corpos, pois o desejo de Deus é que sirvamos a Cristo enquanto estivermos nessa terra (Mt. 28:19). Foi ele quem nos nomeou embaixadores do Seu Reino (2 Co. 5:19,20), e como poderemos desempenhar bem o nosso encargo com nossos corpos enfermos? Ainda que possamos servi-lo em algum nível a despeito das doenças, seria esse o desejo de Deus? E o que dizer daqueles que estão acamados e ardendo em febre, inconscientes, indispostos, etc? Como servir a Deus com alegria em meio a dores? Embora muitos intentem cumprir o ministério a despeito das dores, o que é louvável, não é esse o desejo de Jesus. Assim como Ele desejou restaurar a saúde da sogra de Pedro para que ela pudesse servi-Lo, assim também Ele deseja nos restaurar para Seu serviço.

Nosso serviço não será mais aceitável e precioso a Deus pelo nosso esforço em realizá-lo em meio a dores e enfermidades. Se assim fosse, estaríamos buscando recompensas por obras da carne, esforço próprio, o que é abominável ao Senhor. O único chamado a suportar dores, enfermidades, levá-las sobre si e carregá-las como cumprimento do Seu chamado foi Jesus (Is.53:4,5). E justamente porque Ele o fez, nenhum de nós é chamado a isso, pois Ele o fez por nós.
A sogra de Pedro poderia ter feito isso, se levantado em meio às dores e à fraqueza do seu corpo para servir a Jesus, o que lhe teria rendido, talvez, elogios da parte de todos. Mas não foi esse o desejo de Jesus. Ele prontamente a curou para que ela pudesse servi-lo plenamente.

6 comentários:

LucasAlex disse...

ótimo estudo!! realmente tem que virar um livro! quero ler mais!

Juci Ribeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juci Ribeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juci Ribeiro disse...

Glória a Deus!!!

Mercinha, eu estou amando essa iniciativa que o Senhor colocou no seu coração de publicar esses textos maravilhosos de nossa querida "Meiroquinha" com a parceria mais do que especial do nosso amado Espírito Santo. Tenha certeza que tem edificado e muito as nossas vidas! Por favor, continua, viu!

A gente vai orar e esse livro vai ser lançado, em nome de Jesus!

Vamos enviar uma cópia desse matérial para editora já, hein Meire Castro "Bosworth"!Rs...rs...

Beijinhos, princesas lindas de JESUS!

Unknown disse...

Oi Baby!!
Cadê os novos textos?? Todo dia venho aqui olhar e nada... Olha que me inspirei em você pra começar um blog também! rsrs...
Beijocas!

Juci Ribeiro disse...

Mercinha meu amor eu tô com saudade de ler seus textos maravilhosos. Escreve ai pra gente vai!

Vai ai uma sugestão! Estamos sempre grávidas de sonhos e promessas do Pai, que tal escrever sobre como é está grávida desse sonho tão lindo e especial chamado Tito!

Conta pra gente ai, vai!Estamos esperando,hein!