25.3.09

Conheço-lhe o sofrimento

Deus conhece o nosso sofrimento. Não há dor que Deus já não tenha visto antes, não há sofrimento que Jesus não conheça e nem há desesperança que o Espírito já não tenha consolado.

“Conheço-lhe o sofrimento”, disse o Senhor a Moisés em Êxodo 3.7, a respeito do seu povo. Conheço as suas angústias, o seu choro, os maus tratos, os dissabores e suas aflições. Deus conhece a sua dor e a minha dor, mas o melhor de tudo isso é que além de conhecer, Deus se compadece de nós.
"Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que emana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu.
E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem" (Êxodo 3.8:9).


Sofremos por muitas situações e sempre parece haver algo que leve um pedaço do nosso coração. Basta ligarmos o noticiário que vemos o sofrimento dessa geração em que vivemos, estampado ao vivo e a cores. Pais que abusam dos filhos, filhos que matam seus pais, famílias destruídas pelas drogas, pela violência, pela miséria ou pela doença. Sofremos por vivermos em um mundo caído, mas mais do que isso... Sofremos quando não estamos ou não desfrutamos da presença de Deus.

“Eu disse na minha pressa: estou excluído da Tua presença” (Salmos 31.22a).
Nesse exato momento, eu sei, você está passando por alguma aflição. Eu também estou, porque enquanto estivermos aqui nesse mundo, passaremos por aflições. Cada um sabe onde o calo aperta. Ninguém passa nessa vida imune ao sofrimento. Porém, a grande diferença na vida com Jesus está no fato de que nós triunfaremos sobre qualquer tipo de pesar.

Olhando para o nosso Mestre (Jesus Cristo), vemos que até isso ele nos ensinou. Muitas passagens me chamam a atenção para o fato de que Jesus se compadecia tanto do sofrimento das pessoas que o sofrimento passava a ser dele. Ele tomava para si as dores que eram das outras pessoas, assim como ele fez na cruz, quando tomou para si nossas dores, enfermidades e pecados (ler Isaías 53).
Em uma passagem que sempre me emociona, vemos claramente isso acontecendo. No Evangelho segundo João, capítulo 11, lemos sobre a ressurreição de Lázaro.

"Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.
Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá.
Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar.
Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia.
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? (João 11.21:26).

Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se.
E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem, e vê.
Jesus chorou (João 11.33:35)".


Jesus chorou. Por que você acha que Jesus chorou?

Já vi muita gente dizer que ele chorou porque nesse momento era a parte humana de Jesus se manifestando. Eu também acreditei nisso por um tempo, mas depois de ler essa passagem e os evangelhos alguma vezes, percebo que essa não era a razão das lágrimas de Jesus; até porque, como vemos no início, o próprio Jesus anuncia a Marta o que irá acontecer em questão de minutos: a ressurreição. Então, se Jesus sabia que Lázaro ressuscitaria, por que ele chorou?

Jesus chorou ao ver o desespero das pessoas na morte de Lázaro. Ao ver a dor de Marta e Maria, irmãs do até então morto, a dor dos parentes e amigos presentes naquele momento. Uma dor que eles não conseguiam esquecer porque parecia não ter jeito! Só parecia...

Compreendi essa cena, quando presenciei algo parecido. No final do ano passado, um primo do meu marido faleceu no auge dos seus 40 e poucos anos, deixando esposa, dois filhos, mãe, pai, parentes e amigos. Eu não o conhecia muito, pois não éramos muito próximos, mas ao ver a dor daquelas pessoas, ali, em seu enterro, chorei. Minhas lágrimas não eram pelo morto, pois creio na Bíblia, creio na ressurreição dos mortos e entrego todo juízo ao Senhor. Mas o meu choro era por causa da dor que aquela família sentia naquele momento difícil. Uma dor que parecia não ter fim. E sei que, no caso deles, que desconhecem as consolações do Espírito e a verdade da Bíblia, o sofrimento é muito maior, quase insuportável. Pessoas deixam de viver quando perdem para a morte alguém que amam.

Então, nesse enterro, O Espírito Santo abriu o meu entendimento para o fato de que Jesus chorou ao ver a dor de Marta e Maria pela perda do irmão, por ver que elas, mesmo sabendo que o próprio Deus estava na terra, não conseguiram crer que o que é impossível a homens é possível a Deus.

"Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.
Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno (Hebreus 4.14:16)".


Todos nós temos dias difíceis, semanas intermináveis (especialmente quando o salário acaba...!) e tempo de aborrecer-se com tudo. Quando saímos da presença de Deus, o mundo volta a ter limites. Nessas horas, o Espírito Santo me lembra e quer lembrar a você, que Ele não foi a parte alguma, porque sempre esteve dentro de nós.
Jesus disse em João 14.16:17: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós".

Os nossos sofrimentos podem não ser os mesmos nesse momento, mas há algo em comum neles; para todos eles há cura em Jesus. Não há dor, seja emocional ou física, que não possa ser sarada, nem lágrima que não possa ser enxugada por Ele. O próprio Jesus sabe bem o que é ser sozinho, ser desprezado, sabe o que é sofrer com a violência, ser humilhado, ser abandonado; ele também sabe o que é ser desenganado por médicos, ser preterido, ser chicoteado e ser traído por alguém próximo. Enquanto andou na Terra, Jesus não viu, mas sofreu como homem a todos os tipos de males, até mesmo, o pior de todos: o de morrer longe da presença de Deus, carregando nossos pecados. Ele sofreu para que eu e você viéssemos a viver.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3.16)".
Jesus venceu o sofrimento! Ele cravou na cruz as nossas dores e traduziu isso em amor, “porque onde abundou o pecado superabundou a graça”.

Nós temos um Deus de verdade e que nos entende perfeitamente, porque já passou por isso. Nós temos um Deus vivo, que reina e que nos ama acima de todas as coisas. O que o tempo, a medicina e um bom copo de café não são capazes de fazer para tirá-lo desse sofrimento, Deus é! E Deus quer fazer!

Não há limites para o Amor e não há limites para Deus, porque Deus é Amor!
"Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor (1 João 4.8).
E até onde eu sei, o Amor cura tudo!