31.8.09

Alegrai-vos na esperança


Olá queridos, mais uma vez vou traduzir o meu “Word of Faith” de hoje, porque Deus falou muito comigo através dele. Esse texto ilustra bem como foi o meu final de semana e pude experimentar exatamente a sensação que o Bishop Keith A. Butler descreveu na metáfora do boxeador. Após muitas tentativas de Satanás de sugerir cenários do inferno da minha mente, venci a batalha pelo poder da Palavra e pela a minha esperança no Senhor!

Alegrai-vos na esperança

“Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração” (Romanos 12.12).

Como você se alegra na esperança? Você dança enquanto espera. Você adora a Deus enquanto espera. Você grita diante de Deus em triunfo e esperança. Você dá graças enquanto espera. Só não sente e chore, lamentando, a sua situação, mas alegre-se na esperança da manifestação do poder de Deus.

Como você reagiria se recebesse de Deus o que espera há tanto tempo nesse exato momento? Você provavelmente sairia dançando de onde estivesse por todos os lugares. E é exatamente assim que você deve agir no meio das batalhas. Alegre-se numa expectativa confiante, veja a visão da promessa, veja sua vitória.

A única maneira de você continuar paciente no meio dos problemas é alegrando-se na esperança. Se você não se alegrar, a situação vai lhe abater e derrubar. Por exemplo, um campeão de boxe é um ótimo finalizador. Quando ele está lutando com seu oponente há tantos rounds a ponto do adversário cambalear, ele fecha o punho e bate mais uma vez quase definitivamente. Um bom finalizador continua avançando sobre seu adversário enquanto ele está desorientado, antes que ele recupere seu senso de orientação. Então, ele acaba com o adversário. Deixar o oponente sair das cordas tem feito muita gente perder suas lutas, porque assim, você deu ao seu adversário uma janela, uma segunda oportunidade de vir lhe bater.

Satanás é como se fosse um artista em nocaute. Ele tenta ser um bom finalizador, então ele é hábil em lhe bater e abalar, então ele salta sobre você e tenta lhe finalizar. Essa é a sua estratégia, mas ele não pode vencer se você estiver se alegrando na esperança.

É hora de pegar a Palavra e sustentar sua vitória! Quando você adora a Deus no meio da situação, você dá um nocaute em Satanás. Eu não estou dizendo que isso é uma coisa fácil de se fazer. Não é. Mas, se Deus lhe disse para fazer isso é porque você tem capacidade de fazer. Você pode se levantar no meio da tentação, do teste, da prova e adorar a Deus por Sua entrega (Graça). Você pode fazer isso porque Deus deu a você o Espírito Santo, que mora dentro de você. E maior é Aquele que está em você do que aquele que está no mundo. Você é um vitorioso. Você é mais do que vencedor quando você se alegra na esperança do poder de Deus na sua vida!

Referências bìblicas: Hebreus 4:12-16; Romanos 8:35-39

Se você quiser ler o texto original em inglês, clique aqui.

19.8.09

Salmo 126



A palavra de Deus é toda perfeita e além de linda é poderosa. Porém, creio que cada um de nós tem aquele versículo, aquela passagem, aquele salmo preferido. Aquele que a gente leva no coração e é capaz de falar até dormindo. Bom, pelo título vocês já viram que o meu é o Salmo 126. Ele tem promessas que aguardo ansiosamente desde o dia que me converti. Uma vez ouvi um dos meus pregadores preferidos, T.D Jakes, falar sobre esse salmo e guardei a mensagem como um tesouro precioso.

No versículo 2, o salmista fala como nós ficamos atônitos quando as promessas de Deus se cumprem em nossas vidas. Por mais que se espere, na hora exata em que ela acontece, ficamos sem acreditar. É preciso que alguém de fora da situação aponte o dedo e diga: “Nossa, como Deus tem sido bom com você!”. Então, a nossa ficha cai e dizemos: “Realmente o Senhor tem feito grandes coisas em minha vida”.

Ao continuar a leitura, vemos como Deus guardou as nossas lágrimas e as usou como adubo na plantação dos nossos sonhos. Percebemos que Ele transformou o choro em riso e a tristeza em júbilo. Mas, não vou aqui discorrer sobre esse salmo. Vou deixar que você leia e que ele fale com você. Mas, se eu fosse falar sobre ele, certamente falaria da primeira palavra, do primeiro versículo...”quando”!

“Quando o Senhor”...não “Se o Senhor”, mas “Quando o Senhor”...é só uma questão de tempo!

“QUANDO o SENHOR trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham.
Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o SENHOR a estes.
Grandes coisas fez o SENHOR por nós, pelas quais estamos alegres.
Traze-nos outra vez, ó SENHOR, do cativeiro, como as correntes das águas no sul.
Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria.
Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos” (Sl 126).

18.8.09

A Graça de Deus...


...é realmente surpreendente! E tive mais uma prova disso nesse final de semana. Bom, sem querer deixar muito pessoal as coisas por aqui, mas digamos que eu esteja passando por uma fase já há algum tempo. Nela, acabo me desanimando com facilidade e me culpo por achar que não faço o suficiente para o Senhor. Constantemente tenho que ser lembrada pelo Espírito que estou exatamente onde Ele me quer e faço exatamente o que Ele quer que eu faça.

Bom, então, nesse final de semana fui à Salvador rever a família e os amigos. No sábado bem cedo fui tomar café da manhã com meus queridos ex-colegas de trabalho. Lá, uma pessoa em especial (que me considera como filha), me esperava com a máxima ansiedade. Em meio a abraços e guloseimas matinais, o Senhor cuidou para que só restássemos nós duas à mesa. Então, ela me contou como vem sendo perseguida naquele lugar. Como se sente humilhada e como muitas vezes espera o pior. Naquele momento, senti a dor dela; porque além de amá-la muito sabia exatamente ao que ela se referia, pois eu também tinha vivido as mesmas angústias ano passado. Então, pela Graça de Deus, abri a minha boca e comecei a falar do poder de Deus para ela. De que a nossa luta não é contra uma pessoa em si, mas contra os demônios que a estão influenciando (Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais – Efésios 6.12). Que Jesus tinha dado a ela autoridade para lidar com qualquer tipo de demônio sem que nada lhe fizesse mal (Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum – Lucas 10.19). Lembrei a ela que além de filhos e amigos, somos treinados por Deus para fazermos parte do seu exército. E que as batalhas viriam, mas a vitória já era certa, em nome de Jesus (No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo – João 16.33).

Enquanto eu falava, eu também ouvia as minhas próprias palavras. Não se já lhe aconteceu, mas constantemente falo para alguém algo no qual o Espírito está dizendo para a minha própria vida. Muitas vezes também acontece de eu receber revelações de Deus somente quando eu falo com alguém. Saí daquele encontro marcada. As palavras tinham sido tão poderosas que tinham me impactado muito. No carro, no caminho de volta, orei ao Senhor e agradeci aquele momento. Agradeci por ter acordado cedo, por ter ido lá e por ter recebido a Graça de falar as palavras certas.
No mesmo dia, no final da tarde, essa mesma pessoa me liga para dizer que não conseguia esquecer uma só palavra e que estava refletindo muito em tudo aquilo. Fez uma breve oração e profetizou sobre a minha vida.

Então, é impossível crer que estou no lugar errado quando momentos como esse acontecem, certo? Devemos colocar sempre a nossa fé em Deus. Ele fará o melhor caminho para as nossas vidas. De repente, do nada, Ele faz a oportunidade acontecer, Ele abre a porta, Ele traz quem estava longe e Ele convence da justiça, do pecado e do juízo. Ainda que estejamos crendo há tanto tempo que parece que nunca vai acontecer (olha eu falando para mim mesma novamente).
Estou aqui para lhe e me dizer que permaneçamos firme na palavra e na Graça de Deus!

13.8.09

Frase do dia


"Como conhecer a Deus?

É como a luz do sol que, embora não tenha favoritos, não pode refletir-se num espelho coberto de pó com a mesma luminosidade com que se reflete num espelho limpo."

(C. S. Lewis)

12.8.09

De repente de Deus

Todos os dias recebo em meu e-mail um “Daily Devotions” e sempre Deus fala comigo através dele. O de hoje foi, com o perdão do pleonasmo, especialmente especial. O título é: “God's Suddenly is Greater than Satan's Suddenly”, traduzindo: “O De repente de Deus é maior do que o de repente de satanás”. Decidi traduzir o texto do pastor: Keith A. Butler, por saber que assim como edificou a minha vida nessa manhã, a Palavra edificará a sua também.

O De Repente de Deus é maior do que o de repente de Satanás.

Marcos 4.15: “Os que estão à beira do caminho são aqueles em que a palavra é semeada, mas, depois de ouví-la, logo vem satanás e tira a palavra neles semeada”.

Não é só Deus que se move de maneira repentina, satanás também faz isso. Pelo menos, é o que ele tenta fazer. Jesus disse em Marcos 4.14:15, que logo após a palavra ser semeada, satanás vem imediatamente para roubá-la. Imediatamente ou logo, significam: de repente. Satanás vem imediatamente tirar do coração das pessoas a palavra de Deus, assim que ela é dita. Por exemplo: Você ouve um ensino sobre andar em amor e imediatamente o diabo vem e tenta lhe roubar essa verdade. Mas, eu tenho novidades pra você: O De Repente de Deus é mais forte do que o de repente do diabo”.

Jesus disse que existem cinco ferramentas que satanás usa como estratégia para conseguir isso. Ele faz um rodízio entre elas, mas só existem cinco em sua caixinha de ferramentas. Uma é a aflição. De repente a aflição vem contra você. Você está se sentindo bem, tudo corre normalmente e de repente, seu corpo começa a sucumbir em dor.

Perseguição é outra ferramenta. Perseguição é a pressão trazida pelas palavras que as pessoas falam (aqui cabe um comentário meu. Quem não se sentiu perseguido ontem ao assistir a reportagem do Jornal Nacional contra a Igreja Universal? Só eu?). Até mesmo cristãos vão perseguir você porque você está seguindo a Deus. As pessoas vão falar coisas contra você e tentar usar palavras para lhe parar.

Outras ferramentas são as preocupações do mundo. São elas: Ansiedade, preocupação e medo. Satanás sempre inicia seu movimento com uma delas. Então, se nenhuma delas funcionar, ele tentará lhe pegar com a mentira sobre a riqueza. Ele tentará fazer você acreditar que somente se você acumular mais bens e mais dinheiro, seus problemas serão resolvidos. Mas, nós sabemos que existem muitas coisas que dinheiro nenhum consegue comprar. Dinheiro é limitado.

Então, ele diz que a ambição por outras coisas está em choque com a palavra, porque isso se torna infrutífero. A ambição é um desejo desordenado por qualquer coisa. Então, o inimigo tentará lhe pegar balançado em qualquer uma dessas áreas. Ele, imediatamente ou de repente, tentará vir contra você com uma dessas coisas.

Mas, lembre-se sempre que o De Repente de Deus é maior do que o de repente do diabo. Quando você continua firme na palavra de Deus e não permite que essas cinco estratégias do mal distraiam você, então você experimentará o que diz em Marcos 4.20, a palavra de Deus vai crescer em você e vai produzir frutos: “alguns trinta por um, outros, sessenta por um, e outros, cem por um”.

Referências Bíblicas: Marcos 4.14:20 / Hebreus 4.12 / Salmos 1.1:3

Para ler o texto original em inglês, clique aqui.

10.8.09

Quando a culpa quer nos engolir

Eu não sei quanto a você, mas eu procuro sempre crescer nessa área. Como descendentes de Adão e Eva, todos nós viemos de uma semente de pecado e basta fazermos algo errado para que a culpa venha nos atingir em cheio e nos fazer sentir longe da graça de Deus.

Eu não sei quão perturbador ou “cabeludo” foi o seu pecado, nem vem ao caso os meus, mas, de uma coisa eu sei: não importa quão baixo você chegou, a Graça do Senhor consegue alcançá-lo. É como se a Graça falasse ao pecado: “Ok, faça o pior que você puder. Pronto? Já fez? Ok, Eu posso cobrir isso, também!”.

Deus pode fazer muito com pouco. Ele consegue transformar nada em muita coisa. Deus escolheu soprar sua majestade em um monte de barro e dar vida a ele. Deus me escolheu, apesar dos meus defeitos e me ama assim mesmo.
O engraçado é que temos a tendência a esquecer que nós também falhamos. É tão fácil apontar para a vida de alguém e dizer que nosso irmão está em pecado, quando muitas vezes a diferença entre a vida dele e a nossa pode ser uma questão de tempo ou de sermos pegos. Jesus, na oração do Pai Nosso, diz para pedirmos a Deus para não nos deixarmos cair em tentação. Isso vale para quem tem 10 anos de igreja e já leu a Bíblia em hebraico a quem acabou de se converter.

“Tende bom senso estai atentos. O diabo, vosso adversário, anda como leão que procura a quem possa devorar” (1 Pedro 5.8).

Você pode não ver o diabo, mas ele existe e está rodeando, na espreita, esperando apenas uma oportunidade. Não dê espaço. “Nem deis lugar ao diabo” (Efésios 4.27).
Se você pecou, não importa se foi um pecadinho ou um pecadão, até porque não há uma escala de pecado. Arrependa-se, peça perdão a Deus e continue. Não fique parado achando que Deus está chateado ou decepcionado com você. Deus conhece as suas fraquezas e quer lhe ajudar a crescer nelas. Quando erramos nos sentimos muito pequenos e despreparados para servir ao Senhor, mas a verdade é que Deus nos escolhe apesar da nossa fraqueza, para que ao olharmos a vida do nosso irmão caído, não tenhamos em nosso coração o orgulho de nos sentirmos superiores a ele, mas que tenhamos a humildade e compaixão.

“A lei, porém, veio para que a transgressão se ressaltasse; mas, onde o pecado se ressaltou, a graça ficou ainda mais evidente” (Romanos 5.20).

Não há graça em nós mesmos para nos livrar do pecado, a Graça vem de Deus. Por isso que não há salvação se não for através de Jesus. Nós não conseguimos nos redimir sozinhos. Precisamos de um redentor. Nenhum ser humano foi capaz ou será capaz de salvar outro da verdadeira morte, da morte espiritual. Somente Jesus conseguiu vencer a morte e foi capaz de entregar o dom da vida a quem quiser. Assim como a vida eterna, o Senhor Jesus, conquistou a nossa liberdade na cruz. Fomos comprados de volta para Deus por um preço muito alto: o próprio sangue de Cristo.

“Portanto, agora já não há mais condenação alguma para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da Vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte” (Romanos 8.1:2).

Antes que a culpa queira te engolir, lembre a ela que ela já foi derrotada na cruz...