18.9.09

Ainda sobre as curas de Cristo



Há uns três anos, combinei com duas amigas de estudarmos as curas de Cristo nos evangelhos. A idéia era estudarmos uma a uma e deixarmos o Espírito nos revelar a sabedoria que havia em cada situação. O estudo foi muito bom e uma das minhas amigas chegou a escrever, o que tenho certeza que um dia se tornará, um livro. Vou deixar aqui o comecinho desse estudo dela, as primeiras páginas e tenho certeza de que vocês terão vontade de começar algo parecido.

Estudo das Curas de Cristo – Meire de Castro Alves

Evangelho de Mateus

“Mt.4:23,25 – O início

[E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. E a sua fama correu por toda a Síria, e traziam-lhe todos os que padeciam, acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos, e os paralíticos, e ele os curava. E seguia-o uma grande multidão da Galiléia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judéia, e de além do Jordão].

A primeira aparição de Jesus já adulto no evangelho de Mateus se dá após um período de pregação de João Batista (Mt.3:1-12). Não se sabe por quanto tempo João anunciou a vinda de Cristo, mas foi o tempo suficiente para que vários ouvissem e, arrependidos e com o coração contrito, fossem batizados no rio Jordão. João cumpriu o seu papel, assim de voz que clama no deserto (Is.40:3).

O que a pregação de João gerou naquele povo?

Havia já muito tempo que não se levantava profeta em Israel, alguém que anunciasse uma mensagem da parte de Deus. Aquele povo, entretanto, conhecia a promessa de Deus de que Ele enviaria um profeta semelhante a Moisés, levantado do meio deles (Dt. 18:15,18), e a pregação de João os levou a lembrar-se da promessa. Muitos chegaram a pensar que João fosse esse profeta (Jo.1:21). Eles, na realidade, aguardavam o cumprimento dessa promessa (como os judeus até hoje aguardam), e a notícia trazida por João trouxe alegria e muito temor. Finalmente viria o libertador de Israel, semelhante a Moisés, mas como o Profeta de Deus encontraria aquele povo? Como Ele encontraria cada indivíduo? O anúncio de João levou corações sinceros a desejarem conserto, a desejarem purificar-se dos seus pecados, da imundícia em que haviam caído ante tão longo período de espera. “Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas”.

E assim aquele povo vinha a João e era batizado para arrependimento, confessando seus pecados, de forma a poder aguardar a vinda do tão esperado Messias. O Messias viria para um povo que o aguardava, que ansiava pelo cumprimento da promessa de Deus, que desejava recebê-lo e se alegrava com isso, preparando-se para esse momento por meio do batismo. Os fariseus e saduceus, representantes dos líderes religiosos, também vieram até o batismo, dando a entender que desejavam purificar-se para a vinda do Messias, porém João reconheceu a condição dos seus corações. O batismo que buscavam não passava de mero ato ritual, como tudo o mais que faziam, para ser visto pelo povo. Eles se julgavam dignos do Messias por serem filhos de Abraão, esperavam a Sua vinda sem qualquer temor, afinal, eles eram os herdeiros da promessa. Não reconheciam João como mensageiro de Deus e nem deram crédito à sua pregação de arrependimento. Arrepender-se de que? Afinal, Deus tinha uma aliança com aquele povo e a cumpriria, independentemente do estado dos seus corações. Não imaginavam que Deus visitaria pessoalmente Seu povo, com a sua pá na mão e “limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível” (3:12).

E foi nesse ambiente que Jesus se apresentou a Israel. Logo após ser batizado nas águas por João, conforme Ele mesmo afirmou, para se cumprisse toda a justiça (afinal, Ele veio como homem), Jesus recebeu o Espírito Santo (3:3-17) e foi conduzido por Ele ao deserto, onde foi tentado pelo diabo por quarenta dias (4:1-11). Após esse período, Jesus mudou-se de Nazaré para Cafarnaum, onde iniciou o seu ministério, pregando e anunciando o reino de Deus, dizendo: “Arrependei-vos, porque o reino de Deus está próximo” (4:12-17).

v.23 – Em que consistia o ministério de Jesus? Como Ele se apresentava ao povo e o que Ele fazia? Ao iniciar sua pregação em Cafarnaum, Jesus caminhava junto ao mar e, sob a direção do Espírito Santo, chamava homens que estivessem com Ele, assistindo-o e aprendendo com Ele (v.18-22). O Espírito atraía estes homens de tal forma, que imediatamente deixava tudo e O seguiam. A presença do Espírito em Jesus era tão intensa que O tornava irresistível a corações sedentos, e repugnantes a corações endurecidos.

Logo Ele começou a percorrer a região da Galiléia, fazendo basicamente três coisas:

- Ensinando nas sinagogas
- Pregando o evangelho do reino
- Curando toda a sorte de doenças e enfermidades entre o povo

As sinagogas eram os locais freqüentados pelos judeus que desejavam ouvir e aprender as leis de Deus e, de certa forma, cumprir seus rituais religiosos. A direção dos ensinos ficava a cargo daqueles que conheciam as leis, tais como sacerdotes, mestres da lei, escribas, fariseus, etc. Jesus, como bom judeu que é, sempre fora freqüentador regular das sinagogas da região em que vivia, ocupando a condição de ouvinte junto aos demais judeus do Seu povo. Afinal, a Bíblia não relata que Ele tenha freqüentado qualquer escola bíblica da época, de forma que pudesse ser reconhecido pelo povo como mestre da Lei. Entretanto, dessa vez, Ele se apresentou ali com o intuito de ensinar.

E o que Ele ensinava? O cumprimento da Palavra de Deus. Em Lucas 4:16-21 encontra-se o relato da pregação de Jesus, que a promessa de Deus, que os judeus tanto esperavam, havia se cumprido Nele. Tal notícia causou uma grande comoção em meio ao povo, afinal, ela viria a abalar as estruturas da sua religião. Afinal, o que significava o cumprimento daquela Palavra?”.

Muito legal, né?

Depois posto mais a respeito das curas.

Um final de semana abençoado a todos!

4 comentários:

LucasAlex disse...

Muito bom mesmo! To esperando o resto!

Juci Ribeiro disse...

Maravilhoso mesmo, Mercinha!

Como tive a honra de estudá-los tb, eu posso falar com toda propriedade! Cresci muito nessa área!

Meire irmã amada, parabéns! Quando eu crescer eu quero ser igual a você! hehe!

J. VIEIRA disse...

Deus abençoe sua vida, q cresça na graça e conhecimento.

Meu Doce Cantinho disse...

Que Deus na sua infinita graça possa continuar usando você grandemente. Deus tem falado muito ao meu coração com as mensagens desse Blog, inclusive tenho indicado para meus irmãos. Fique na paz do Senhor Jesus!