9.11.07

ANDAR EM FÉ É ANDAR EM ESPERANÇA

Normalmente cremos que se alguém anda em fé, não pode andar em esperança. A questão, na verdade, é como a palavra esperança tem sido mal interpretada. Se alguém diz: “Eu espero que essa promessa se cumpra”, o que na verdade ela está dizendo é: “Eu desejo que isso se cumpra, mas não sei se acontecerá ou não”. Essa pessoa, por tanto, não está andando nem em fé, nem em esperança, ela está andando em dúvida.

De acordo com o Dicionário Aulete, Esperança é:
“Expectativa otimista da realização daquilo que se almeja ou aquilo ou aquele em que(m) se deposita uma expectativa”.


Esperança é Expectativa.

A nossa Salvação está baseada na Esperança: “Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará?” (Romanos 8.24). A própria Palavra nos diz também em Romanos que: “Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus” (Rm 5.2).

Deus quer que andemos em Esperança porque ela é a expectativa daquilo que cremos que nos acontecerá: “E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança” (2 Tessalonicenses 2:16). Deus nos deu a boa esperança, Ele nos deu a boa expectativa. Uma mulher grávida ainda não tem um bebê para alimentar, para botar para dormir, para ninar, mas em uma questão de tempo, ele nascerá. Enquanto isso, ela fica na expectativa do nascimento.

E como podemos saber que as promessas de Deus acontecerão? Como podemos andar com a mesma expectativa da mulher grávida?
Podemos, a partir do momento que Deus disse que faria. Disse onde? Em sua palavra. Se Ele disse que fará da estéril uma mulher de filhos, que fará prosperar os seus celeiros, que restaurará a sua sorte, que salvará a sua família, que lhe livrará de todo o mal, então, Ele cumprirá, porque Ele é fiel e não mente.


É incrível como acreditamos mais nas promessas dos homens do que nas promessas de Deus. Se ligamos para um Call Center e compramos um produto por telefone, nós imediatamente acreditamos que o nosso produto chegará em dois dias, porque a atendente disse que chegaria. Mas, quando se trata das promessas de Deus, ficamos em dúvida e paramos de andar em expectativa, em esperança.

Se Deus disse em sua palavra que mudaria a sua sorte, comece a esperar por isso. Comece a esperar que a qualquer momento aquilo que tanto você espera, poderá acontecer.
“Por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho” (Colossenses 1:5).


Se oro a Deus para que Ele salve alguém da minha família, eu devo permanecer firme nessa expectativa. Quando alguém me perguntar: “E aí, fulano já se converteu?”, eu posso dizer com convicção: “Ainda não, mas a qualquer momento isso vai acontecer”. Dizer que algo ainda não aconteceu não é negar a sua fé com as suas palavras, mas é confirmar que em breve Deus mandará o presente que Ele falou que mandaria. Você ainda não o tem consigo, mas a bênção está chegando. Continue na expectativa. Continue na esperança. Continue firme na fé.
“Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória” (Colossenses 1:27).

2 comentários:

Juci Ribeiro disse...

Aleluia!!! Glória a Deus, Mercinha!

Esse texto é realmente maravilhoso!!! É a qualquer momento, irmanzinha, num piscar de olhos o Senhor transfomará a esperança em doce realidade. Aleluia!!!!!

Um monte de beijos!

Juju

Unknown disse...

MERCIA QUERIDA,
DESCONHECIA ESSA SUA PERFORMANCE. POR QUE A DEIXOU OCULTA O NÓS POR TANTO TEMPO, ATÉ.....AGORA. SERIA VONTADE DE NOSSO DEUS TÃO FARTURENTO ,COMO DIZ UMA GRANDE E SANTA AMIGA CUJA IDADE BEIRA LUCIDAMENTE AOS CEM ANINHOS MAIS BEM VIVIDOS DESSE MUNDO....
ESTOU SURPRESA E ENCANTADA COM SEUS ESCRITOS ,POIS COM A SUA PESSOA DE HÁ MUITO JÁ O ERA. TANTO É VERDADE QUE SEMPRE ESTOU A LHE ENVIAR MSNZINHAS.PARABÉNS! MUITO BEM ESCRITO SOB TODOS OS ASPECTOS. LOUVEMOS E AGRADEÇAMOS AO SENHOR POR EXISTIREM JÓVENS COMO VOCÊ COM ESSA BAGÁGEM EVANGÉLICA , A NOS PROPICIAR MOMENTOS DE REFLEXÃO DE SUMA IMPORTÂNCIA. ESTOU CHEIA DAQUELE SANTO ORGULHO PELO FATO DE CONHECÊ-LA PESSOALMENTE E AGORA, MAIS AINDA, POR CONHECER O QUE HABITA E FAZ PULSAR SEU CÉREBRO E SEU TÃO NOBRE CORAÇÃOZINHO .
QUE O ESPÍRITO SANTO DE DEUS QUE HABITA EM NÓS SEJA SEMPRE A FONTE DE SUAS INSPIRAÇÕES,DECISÕES E ACÓES.
ABRAÇO FRATERNO,
DIVA BRAGA