10.8.09

Quando a culpa quer nos engolir

Eu não sei quanto a você, mas eu procuro sempre crescer nessa área. Como descendentes de Adão e Eva, todos nós viemos de uma semente de pecado e basta fazermos algo errado para que a culpa venha nos atingir em cheio e nos fazer sentir longe da graça de Deus.

Eu não sei quão perturbador ou “cabeludo” foi o seu pecado, nem vem ao caso os meus, mas, de uma coisa eu sei: não importa quão baixo você chegou, a Graça do Senhor consegue alcançá-lo. É como se a Graça falasse ao pecado: “Ok, faça o pior que você puder. Pronto? Já fez? Ok, Eu posso cobrir isso, também!”.

Deus pode fazer muito com pouco. Ele consegue transformar nada em muita coisa. Deus escolheu soprar sua majestade em um monte de barro e dar vida a ele. Deus me escolheu, apesar dos meus defeitos e me ama assim mesmo.
O engraçado é que temos a tendência a esquecer que nós também falhamos. É tão fácil apontar para a vida de alguém e dizer que nosso irmão está em pecado, quando muitas vezes a diferença entre a vida dele e a nossa pode ser uma questão de tempo ou de sermos pegos. Jesus, na oração do Pai Nosso, diz para pedirmos a Deus para não nos deixarmos cair em tentação. Isso vale para quem tem 10 anos de igreja e já leu a Bíblia em hebraico a quem acabou de se converter.

“Tende bom senso estai atentos. O diabo, vosso adversário, anda como leão que procura a quem possa devorar” (1 Pedro 5.8).

Você pode não ver o diabo, mas ele existe e está rodeando, na espreita, esperando apenas uma oportunidade. Não dê espaço. “Nem deis lugar ao diabo” (Efésios 4.27).
Se você pecou, não importa se foi um pecadinho ou um pecadão, até porque não há uma escala de pecado. Arrependa-se, peça perdão a Deus e continue. Não fique parado achando que Deus está chateado ou decepcionado com você. Deus conhece as suas fraquezas e quer lhe ajudar a crescer nelas. Quando erramos nos sentimos muito pequenos e despreparados para servir ao Senhor, mas a verdade é que Deus nos escolhe apesar da nossa fraqueza, para que ao olharmos a vida do nosso irmão caído, não tenhamos em nosso coração o orgulho de nos sentirmos superiores a ele, mas que tenhamos a humildade e compaixão.

“A lei, porém, veio para que a transgressão se ressaltasse; mas, onde o pecado se ressaltou, a graça ficou ainda mais evidente” (Romanos 5.20).

Não há graça em nós mesmos para nos livrar do pecado, a Graça vem de Deus. Por isso que não há salvação se não for através de Jesus. Nós não conseguimos nos redimir sozinhos. Precisamos de um redentor. Nenhum ser humano foi capaz ou será capaz de salvar outro da verdadeira morte, da morte espiritual. Somente Jesus conseguiu vencer a morte e foi capaz de entregar o dom da vida a quem quiser. Assim como a vida eterna, o Senhor Jesus, conquistou a nossa liberdade na cruz. Fomos comprados de volta para Deus por um preço muito alto: o próprio sangue de Cristo.

“Portanto, agora já não há mais condenação alguma para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da Vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte” (Romanos 8.1:2).

Antes que a culpa queira te engolir, lembre a ela que ela já foi derrotada na cruz...

Nenhum comentário: