12.5.06

Farinha pouca, meu pirão primeiro...


Quantas vezes você já não ouviu essa frase? Quantas vezes ela já não o atingiu?
Esses dias o Senhor tem me falado muito a respeito disso.

Para o mundo, o pirão é pouco, não vai dar para todo mundo e cada um deve correr atrás da sua parte independente de como conseguí-la. Assim como eu, você já deve ter passado por situações nas quais alguém que você tanto queria e estimava, lhe pagou todo o bem que você fez com o mal.

Então como ficamos?

Primeiro lugar, apesar de estarmos no mundo, não somos do mundo. Estar em concordância com algumas regras daqui é estar em desobediência com Deus. Jesus nos reafirmou para amarmos a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a nós mesmos. “Novo mandamento vos dou: que vos ameis aos outros; assim como eu vos amei, que também ameis uns aos outros” (Jo.13:34).
Existe alguém a quem, além de Deus, você ame mais do que a você mesmo? Nós queremos o melhor para nós. Nós queremos o lugar esperado, o melhor carinho, a melhor porção...e Jesus nos ensina a desejarmos essas mesmas coisas ao próximo.
Então surge uma pergunta, como desejar o melhor para nós e o melhor para o outro sem haver choque de interesses?

Procure se imaginar em seu trabalho. Quantas vezes você não já sofreu um conflito de interesses? Pessoas desejando a sua posição, querendo lhe prejudicar para galgar sucesso estando firmes no propósito de que os fins justificam os meios; ou até nós mesmos, quando nos aproveitamos de uma certa posição privilegiada para termos uma porção do pirão? Querendo nos proteger das adversidades da vida, acabamos por entrar pela larga porta da desobediência. Ora, se eu estou querendo me proteger, então eu não confio na proteção de Deus, e se eu não confio na proteção de Deus...humm, estou em apuros.

Voltemos à palavra...

“Pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças (de vingança), mas entregava-se (e tudo mais) àquele que julga retamente” (1 Pe 2:23).
Tem mais:
“Humilhai-vos, portanto, sob a mão poderosa de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte” (1 Pe 5:6)
E ainda:
“lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”. (1 Pe 5:7).
Deus não quer que andemos ansiosos com coisa alguma, ao contrário, Ele sempre nos ensina a respeito de entrega e confiança.
Tomemos como exemplo Abraão. Quando o conflito entre seus pastores e os de Ló começou, ele percebeu que alguma coisa teria que ser feita. Uma separação de caminhos era inevitável.

“Porventura não está toda a terra diante de ti? Rogo-te que te apartes de mim. Se tu escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, irei eu para a esquerda.
Então Ló levantou os olhos, e viu toda a planície do Jordão, que era toda bem regada (antes de haver o Senhor destruído Sodoma e Gomorra), e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, até chegar a Zoar.
E Ló escolheu para si toda a planície do Jordão, e partiu para o oriente; assim se apartaram um do outro.
Habitou Abrão na terra de Canaã, e Ló habitou nas cidades da planície, e foi armando as suas tendas até chegar a Sodoma” (Gn. 13.9:12)

Abraão, sendo patriarca e líder, cedeu a primeira escolha a Ló. Ele poderia ter decidido proteger a sua parte e decidir que ficaria com a terra mais verde e mais fértil. Porém, Abraão conhecia a Deus e amava Ló, ele ofereceu a Ló o melhor pedaço, o pedaço que ele teria escolhido para ele. Abraão não tinha bola de cristal para imaginar o que aconteceria naquela região. Ele via o que Ló também via, porém a intenção do coração era oposta.
Hoje em dia nós também enxergamos as nossas escolhas de maneira limitada. Andar por fé é caminhar no escuro, é não saber o próximo passo, mas é saber quem nos empurra e direciona; é conhecer que quem nos chama é Fiél o bastante para cumprir o que prometeu.
Então, não se preocupe se a farinha é pouca. A palavra do Senhor nos diz: “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também” (Lucas 6:38).
A farinha é pouca e pode até acabar, mas o seu pirão...ah! o seu pirão é preparado pelo melhor cozinheiro que há!!!!

Um comentário:

Luiza Castro disse...

Eu já li, eu já li, eu já li... lá lá lá lá lá lá ...rs! Ô textozinho bom esse viu? Te amo! Tô gostando de ver d. Mércia Rocha, digo, Mércia Dias ...rs! =P