17.4.07

Esforça-te e tende bom ânimo!

“Sê forte e corajoso”, está escrito em Josué 1.6. No versículo seguinte, o Senhor continua a dizer: “Tão somente sê forte e mui corajoso” – Josué 1.7.
Deus nos convida a todo tempo a sermos corajosos. Mas o que é ter coragem?
O dicionário define que a palavra coragem vem de coeur, coração em francês, 'disposição nobre do coração, qualidade espiritual de bravura e tenacidade', der. de coeur + suf. -age; ver cor(d) – Houaiss.


Não precisamos ter coragem para enfrentarmos situações fáceis, aliás, quando o obstáculo não é muito perigoso nem damos tanta importância assim. Quando se fala em coragem, imediatamente se fala em bravura. É olhar para uma situação complicada e mesmo assim enfrentá-la.

O dicionário Houaiss ainda nos dá sete exemplos do que ter coragem significa:
1 - Moral forte perante o perigo, os riscos; bravura, intrepidez, denodo;
2 - Firmeza de espírito para enfrentar situação emocionalmente ou moralmente difícil;
3 - Qualidade de quem tem grandeza de alma, nobreza de caráter, ombridade;
4 - Determinação no desempenho de uma atividade necessária; zelo, perseverança, tenacidade;
5 - Capacidade de suportar esforço prolongado; paciência;
6 - Uso: pejorativo - ousadia; desfaçatez;
7 - Expressão para infundir ânimo, resistência.
Desde os tempos antigos, ter coragem sempre foi necessário para se herdar as promessas. Atualmente, a situação não é muito diferente. Alguém tem alguma dúvida de que é preciso ter coragem para ser crente hoje em dia?
O autor de Hebreus discorre a respeito dos heróis da fé em todo capítulo 11, mas nos versículos 32:38, ele diz:

“E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas,
Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões,
Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.
As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição;
E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões.
Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados
(Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra”


Os heróis da fé que superaram todas essas dificuldades precisaram ter coragem para apagar a força do fogo, escapar do fio da espada e até experimentar escárnios, açoites, cadeias e prisões. Porém, ter coragem também requer perseverança. Muitos desses heróis precisaram insistir em sua coragem. Então, podemos tirar uma lição disso, a coragem de prosseguir não deve ser “coisa” de momento, mas deve se tornar uma convicção em nossos corações guerreiros.
Ainda em Hebreus, o autor continua:

E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa,
Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados. (Hebreus 11.39:40)


A promessa que o versículo acima se refere é o próprio Jesus, e nenhum dos heróis da fé viram o cumprimento dessa Promessa. Para eles, naquele momento, existia apenas a convicção de continuar. Porém, Deus tinha alguma coisa melhor e mais excelente a nosso respeito. O Senhor sempre tem planos melhores. Uma grande verdade é que enfrentamos as situações difíceis e aguardamos o cumprimento das promessas com coragem, sem saber ao certo quais são os outros propósitos do Pai em toda essa jornada.

Talvez porque se nos fosse revelado tudo de vez a coragem daria lugar ao acovardamento, assombração, cagaço, caguira, cobardia, covardia, covardice, cólicas, desânimo, desbrio, fobia, fraqueza, fugeca, grima, horror, ignávia, medo, paúra, pavor, poltronaria, poltronice, pusilanimidade, receança, receio, sobressalto, sobrosso, susto, temor, terror e tremor, todos os antônimos possíveis. (Houaiss)
E Deus não quer que nos preocupemos em relação a absolutamente nada, porque a Promessa já se cumpriu há mais de 2.000 anos atrás. Quando Jesus disse na cruz: “Está consumado”, ele estava dizendo: “Pronto, cumprimos a Promessa”.
Hoje, apesar de vivermos em uma era de trevas: “Remindo o tempo; porquanto os dias são maus” (Efésios 5.16), em nós, habita o Espírito Santo de Deus que a todo momento nos lembra do cumprimento da Promessa, Jesus.
Jesus, em Lucas 21.19, disse que: “É na vossa perseverança, que ganhareis a vossa alma”, porque ele sabia que era preciso ter coragem para seguir o seu evangelho.

Então, corajoso povo de Deus: “Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos”. (Hebreus 12.3).

Um comentário:

Luiza Castro disse...

Como eu te amo Mell Mell... linda!