24.8.07

A Consolação do Espírito Santo

Como é bom sermos consolados pelo Espírito Santo. Não há melhor colo, seja de marido, de esposa, de pai, de mãe, de irmão ou de amigo que se compare ao colo do Espírito Santo. Todas as vezes que nos sentimos vazios, desanimados, tristes, Ele vem e nos preenche.
Jesus disse: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre” (João 14.16).


Mesmo quando não há ninguém por perto, ou mesmo quando há, mas ainda assim nos sentimos só, o Consolador está conosco e ficará para sempre!
Desde a queda do homem no jardim do Éden, onde Adão separou toda a humanidade de Deus – “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram” Romanos 5.12 – a vontade do Pai foi trazer o homem de volta a esse relacionamento, por isso que o cordeiro preparado desde a fundação do mundo (Cristo), esvaziou-se de toda a sua glória e morreu por nós: “Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida” (Romanos 5.10).
Deus sempre quis estar perto, por isso Ele veio habitar dentro de nós. No evangelho de Lucas 17.20:21, vemos Jesus esclarecer como seria o Reino de Deus a partir da cruz, quando ele cumpriria toda a justiça do Pai. “E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o Reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O Reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o Reino de Deus está dentro de vós”.


Deus, criador de todas as coisas, que não pode habitar em nenhum templo feito por mãos humanas (“Assim diz o Senhor: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso? – Isaías 66.1), vem habitar em sua própria criação.
“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”, disse Jesus no evangelho de João 4.23:24. Jesus olhava ao seu redor e via como os homens estavam presos a rituais religiosos e como a verdadeira e simples adoração havia se perdido. Nesse diálogo com a mulher Samaritana, no evangelho de João, ele explica que não será mais necessário ir a Jerusalém para se adorar a Deus, porque o próprio Deus faria habitação em todos os seus para que em qualquer lugar do mundo, a qualquer hora e qualquer povo, pudesse glorificá-lO.


Então, no dia de Pentecostes, se cumpriu a promessa feita através do profeta Isaías: “Assim por lábios gaguejantes, e por outra língua, falará a este povo”.
E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” (Atos 2.1:4).
Pronto. O próprio Deus veio habitar nos homens. O Espírito Santo veio e encheu o vazio que havia desde o primeiro homem. Ele veio estabelecer o Reino de Deus dentro de nós e com isso, voltamos ao propósito divino.


As consolações do Espírito enchem a nossa vida de graça e renova a nossa fé, pois é Ele quem enxuga as nossas lágrimas e nos faz prosseguir, mesmo que tudo a nossa volta pareça nos amedrontar.

Obrigada, Senhor, pelo Teu Espírito Santo em mim!

Um comentário:

w2908r disse...

nao e justo a gente tta procurando e eles tao falando da belezura do espirito santo