15.8.07

O Espírito Santo

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós” (João 16.16:17)

No evangelho de João, podemos ler do capítulo 14 ao 16, algumas orientações que Jesus dá aos seus discípulos antes de ir para a cruz. Até aquele momento, Jesus protegia e cuidava de cada um dos seus seguidores, “Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse” (João 17.12), porém a hora de ser crucificado estava próxima e Jesus seria glorificado e passaria a estar assentado à direita de Deus intercedendo por nós. “Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós” (Romanos 8.34).

Jesus sabia que o nascimento da igreja seria marcado por perseguições e que todo aquele que resolvesse tomar a sua cruz e o seguir seria alvo de ataques.

“Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada;
Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra;
E assim os inimigos do homem serão os seus familiares.
Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.
E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.
Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á”. (Mateus 10. 34:39).

O Senhor já tinha avisado que não seria fácil e que quem quisesse viver uma vida santa e justa, seguindo a sua palavra, seria criticado por muitos e, principalmente, pela própria família. Sei que todos os cristãos, os que realmente seguem a Cristo, passam por isso.

Mas Deus não nos dá o problema, Ele nos dá a solução. Jesus disse que esses dias viriam, mas Ele não nos deixaria órfãos, Ele mandaria ajuda. E que ajuda! Ele mandaria o Espírito Santo.
Os discípulos certamente não entendiam o que isso queria dizer até o dia de Pentencostes, quando o Espírito Santo desceu à Terra e fez morada em cada um deles. Certamente, eles pensavam, como a maioria ainda pensa, que o Espírito Santo era uma pomba, uma fumaça, uma nuvem ou uma inspiração de Deus. Meus irmãos, o Espírito Santo é o próprio Deus.
Li em um site que: “O Pai planejou a redenção. O Filho pagou o preço e tornou-a disponível. Mas quem fará com que tudo isto se torne realidade na individualidade de cada ser humano? É o Espírito Santo! Sem Ele, a obra da redenção não é completa”.

Jesus disse que a era que se iniciava com a igreja seria direcionada pelo Espírito Santo, porque Ele iria nos ensinar e nos lembrar das palavras que o Senhor Jesus disse.

“Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar” (João 16.13:14).

Minutos antes de subir ao céu, o Senhor Jesus dá um último aviso aos discípulos sobre o Espírito Santo: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra” (Atos 1.8).
Testemunhar a Cristo é fazer as mesmas obras que ele fez e ainda maiores.
“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai” (João 14.12).
Você já pensou nas obras que Jesus fez? Pois creia que ele quer que façamos as mesmas obras e ainda maiores.
Jesus disse: “E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão” (Marcos 16.16).
Mas nada disso será possível sem a presença do Espírito Santo em nossas vidas. Se você ainda não sabe o que é desfrutar de uma vida plena dessa presença, então comece a buscá-la, pois Deus quer muito que você seja cheio do Seu Espírito, e não há nada oculto que não venha a ser revelado.
Comece a buscar a verdade.
Comece a buscar mais do Espírito Santo.

Nenhum comentário: